Eletrônicos

‘Preservativo’ para USB promete proteção dos gadgets contra os vírus

A empresa de componentes eletrônicos int3.cc lançou um dispositivo que impede que gadgets conectados a outros eletrônicos possam ser contaminados por vírus. Chamado de USB Condoms, o produto impede o contato aos pinos de transmissão de dados, liberando apenas o fluxo de energia para carga de bateria.


‘Preservativo’ para USB protege gadgets de arquivos infectados por vírus (Foto: TechTudo)

Carregar gadgets através de uma porta USB pode trazer algumas surpresas desagradáveis. Uma delas é a possibilidade de contaminação por tipos específicos de vírus que utilizam este tipo de carregamento para infectar smartphones e tablets. Mas um novo produto, que pode ser visto como um “preservativo USB”, pode manter este contato mais seguro.

O USB Condoms cria uma camada protetora que se encaixa no topo de um plug USB, cortando o acesso aos pinos que transmitem e recebem dados, permitindo que apenas os pinos de energia fiquem em contato com a entrada USB. Desta maneira, o produto evita qualquer possibilidade de contaminação por arquivos infectados por vírus.


Esquema de funcionamento do preservativo USB (Foto: Divulgação)

O novo produto foi desenvolvido para bloquear os ataques de vírus do tipo “juice jacking”, onde uma estação de carregamento aparentemente livre de vírus é utilizada para roubar dados ou danificar dispositivos móveis.

O USB Condoms é indicado para usuários que utilizam estações de carga coletivas ou ligam seus gadgets em entradas USB de computadores de desconhecidos. A int3.cc não divulgou o valor e nem imagens oficiais do produto até o momento. O USB Condoms chega ao mercado americano na semana que vem.

Fonte: http://www.techtudo.com.br