Mobile, Software e Apps

Malware infecta smartphones pelo WhatsApp, com mensagens de voz

Um perigoso malware tem circulado pelo WhatsApp simulando uma mensagem sonora. Com o título anunciando “Você tem uma nova mensagem de voz”, “1 Nova Mensagem de Voz” ou “4 Nova Mensagens de Voz”, o conteúdo enviado apresenta um botão “Play” que direciona o usuário para a URL na qual o arquivo com o suposto recado poderá ser baixado.


Novo malware se faz passar por um recurso não existente do WhatsApp (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O download esconde, na realidade, o Trojan Kuluoz. Segundo a biblioteca de ameaças virtuais da Microsoft, este malware foi desenvolvido para roubar senhas e outros dados privados em dispositivos infectados. O alerta foi feito em uma publicação no blog da empresa de segurança eletrônica Avira.

Segundo Sorin Mustaca, especialista em segurança da Avira, esse tipo de ameaça está sendo cada vez mais utilizada por criminosos digitais, uma vez que o WhatsApp é um aplicativo gratuito, padronizado e suportado por uma grande variedade de dispositivos.

Por isso, é importante que o usuário esteja atento às mensagens e arquivos que forem recebidos por esse app e não execute supostos recados de voz que exijam downloads. Vale destacar que o WhatsApp já conta com recursos para executar suas próprias mensagens de voz.

Fonte: http://www.techtudo.com.br