Dicas e Curiosidades, Software e Apps

Usuários encontram tela azul de erro no Windows 8.1 em atualização

Desde o lançamento do Windows 8.1 Preview, o fórum de respostas da Microsoft está repleto de posts relatando todo tipo de problemas. Um dos mais comuns refere-se a famosa “tela azul da morte” que tem aparecido para alguns usuários durante o processo de atualização para o Windows 8.1. Um engenheiro de software da companhia deu algumas dicas para solucioná-lo.


Atualização do Win 8.1 mostra ‘tela azul da morte’ e erro 0xC1900101 – 0×40017 (Foto: Foto: Notebook Review)

O erro acontece no momento em que o Windows 8.1 diz estar preparando os dispositivos, o que é seguido de uma reinicialização que leva diretamente para a tela azul. O programa, então, tenta recuperar o processo, mas não consegue e retorna para a tela inicial, reinicia mais uma vez e, para surpresa dos usuário da máquina, é mostrado o seguinte erro:

“Não foi possível fazer a atualização para Windows 8.1

Desculpe-nos, mas não conseguimos completar a atualização para o Windows 8.1. Nós restauramos a versão antiga do Windows no seu PC.

0xC1900101 – 0x40017”

Muito já foi teorizado sobre o assunto na Internet – inclusive um vídeo foi postado no Youtube em junho deste ano para ensinar a se recuperar de um problema similar que aconteceu na versão de testes do Windows 8.1 – mas nenhuma solução definitiva foi encontrada, ainda.


Rajesh Govind, engenheiro da Microsoft, deu dicas no fórum Microsoft Community (Foto: Reprodução/Microsoft)

O Engenheiro de Suporte da Microsoft, Rajesh Govind, acredita que pode se tratar de um bug na verificação de drivers. O especialista pediu aos usuários que informem o modelo e a marca dos computadores que estão usando e deu duas sugestões para tentar resolver o problema.

A primeira é retirar qualquer periférico conectado ao computador (exceto mouse e teclado) e tentar fazer a atualização de novo. A segunda é atualizar todos os drivers utilizados na máquina.

Govind questionou ainda se há algum programa de segurança de terceiros instalado no PC que pode estar causando o erro e sugeriu que a atualização de drivers – disponíveis via Windows Update ou por meio do site do fabricante do computador – seja feita antes da instalação.

Ao todo, o post inicial sobre o problema soma mais de 60 respostas. Porém, o método não tem funcionado para algumas pessoas que comentaram no fórum da Microsoft (em inglês). A fabricante de software mantém fóruns para ajudar os usuários também em português (BR).

Se você também está passando pelo problema, envie sua pergunta no fórum e poste o que está acontecendo. Quanto mais informações o time do Windows tiver, mais rápido poderão resolver.

Fonte: http://www.techtudo.com.br