Mobile

CEO da Motorola afirma que protótipo do smartphone modular está quase pronto

a Motorola planeja fabricar smartphones montáveis, o projeto é uma plataforma aberta e gratuita que permite a criação de smartphones modulares. Ou seja, você pode escolher como vai ser o hardware do seu smartphone, assim como você faz no PC.

A companhia já até anunciou um acordo com a 3D Systems para que esta desenvolva uma plataforma capaz de produzir módulos para os aparelhos oriundos da iniciativa.

Agora, quem colou mais lenha nessa fogueira foi o próprio CEO da Motorola, Dennis Woodside. Em uma videoconferência ele revelou que o protótipo do celular está quase pronto. Ele não deu mais detalhes da fabricação do aparelho, mas a revelação confirma a intenção da empresa de levar o projeto adiante.

O principal obstáculo, de acordo com ele, é que não há uma linguagem universal que os componentes possam usar para se comunicar com outros. Ao invés disso, a maioria dos componentes são desenvolvidos para um design específico de aparelho. A Motorola pretende dar o passo inicial na criação de uma plataforma aberta desses módulos e “fazer pelo hardware o que o Android fez pelo software.”

Woodside sugeriu ainda que o Projeto Ara possa ser vendido pelo site Moto Maker, quando for lançado. O design do smartphone modular consiste num “endoesqueleto”, que a Motorola apelidou de endo, e os módulos. O endo é a estrutura que vai segurar todos os módulos e os módulos são tudo: a tela, o teclado, a bateria e, quem sabe, o processador.

O projeto se dá em parceria com o Phonebloks, uma iniciativa independente que teve essa ideia do celular com hardware customizável primeiro e agora trabalha junto à Motorola para transformar o smartphone modular numa realidade.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br