Dicas e Curiosidades, Internet, Programação, Software e Apps

Java foi a linguagem de 2015, segundo índice TIOBE

Ranking linguagens de programação

Primeiramente aos navegantes de primeira viagem, Índice TIOBE é uma lista ordenada de linguagens de programação, classificada pela freqüência de pesquisa na web usando o nome da linguagem como a palavra-chave.

O Java ganhou o prêmio de linguagem de programação do ano de 2015 no Índice TIOBE. Isso porque o Java teve o maior aumento na popularidade(+ 5,94%). A linguagem deixou para trás Visual Basic.NET(+ 1,51%) e Python (+ 1,24%).

À primeira vista, pode parecer surpreendente que uma linguagem antiga como o Java tenha ganhado esse prêmio. Especialmente se você levar em consideração que o Java ganhou o mesmo prêmio exatamente 10 anos atrás. Pensando bem, o Java é atualmente o número um em empresas de back-end e continua crescendo no mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis (Android). Além disso, o Java se tornou uma linguagem que integra recursos de linguagens modernas, como expressões lambda e streams.

A ascensão do Java contrasta com o declínio do Objective-C (-5,88%). O anúncio da Apple de que iria substituir o Objective-C pela Swift foi a principal causa dessa queda. Esperava-se que a Swif tiria ganhar toda a popularidade que Objective-C havia deixado para trás, mas esse não parece ser o caso. Isso também é observado na prática: os clientes TIOBE ainda não estão migrando para Swift.

Além de Objective-C, PHP (-1,08%) e PL/SQL (-1,00%) da Oracle também perderam terreno em 2015. Outras alterações interessantes foram: Groovy (que saiu da posição 82 para 17), Erlang (da 89 par 35), Haskell (da 96 para 39) e Rust (da 126 para 47). Go, Hack and Clojure estão prestes a entrar no top 50.

Para 2016, as expectativas são de que Java, PHP (com a nova versão 7), JavaScript e Swift estarão entre os 10 vencedores. Scala pode ganhar uma posição permanente no top 20, enquanto Rust, Clojure, Julia e Typescript também devem subir consideravelmente no ranking.

O índice TIOBE é um indicador da popularidade de linguagens de programação e ele é atualizado uma vez por mês. Ele se baseia no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores de terceiros. Motores de busca populares, como Google, Bing, Yahoo !, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são utilizados para calculá-lo.

Abaixo, estão as 20 principais linguagens de programação de 2015:
Ranking linguagens de programação

Fonte: iMasters