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Spotify: “Apple não aprovou a nova versão do app para evitar competição”

Spotify x Apple

A maioria dos aplicativos são frequentemente atualizados nas respectivas lojas, como a App Store e a Google Play, e isso não é novidade para ninguém. Contudo, um episódio recente chamou atenção da mídia em um caso muito polêmico: o Spotify não teve a última versão do app aprovada pela Apple no iOS e alegou que a Maçã o bloqueou de propósito para evitar a competição com o Apple Music.
De acordo com a companhia de Tim Cook, o motivo para negar a atualização do utilitário nos iPhones e iPads é por conta de um desacordo no “modelo de regras de negócio” da fabricante. Em outras palavras, a Apple estaria impedindo o Spotify de atualizar o software no iOS porque a empresa adota um método de pagamento diferente do sistema de cobrança nativo da Maçã.

Spotify x Apple

“A Apple está causando sérios danos ao Spotify e aos seus consumidores”, afirmou a companhia de streaming de música, que não quer só atualizar o seu aplicativo na App Store, mas também criticar um modelo de negócios com o qual muitos desenvolvedores estão descontentes.

Entendendo melhor o sistema de pagamento da Apple

Vamos voltar à raiz do problema: que diabos é o tal “modelo de pagamento” da Apple? Diferente do que ocorre na Play Store, a empresa da Maçã não permite que aplicativos de terceiros utilizem outros métodos de cobrança senão o da própria companhia. Por conta disso, todo o dinheiro de assinaturas passa primeiro pela fabricante de iPhones, que fica com até 30% da receita, e depois chega ao destino original – como o Spotify.

“Aplicativos de terceiros devem usar o serviço da Apple para realizar compras in-app, garantindo para a Maçã até 30% da receita coletada.”

Em outras palavras, a organização de Tim Cook lucra com as compras in-app, o que inclui as assinaturas de serviços de streaming. Para completar a fórmula de lucro, a Apple não gosta que as empresas divulguem maneiras diferentes de pagamento fora do app, ou seja, nada de falar que é possível comprar pelo site.
Esse modelo atrapalha a maioria dos desenvolvedores desde 2011, mas é um impacto ainda mais significativo para companhias que trabalham com streaming e direitos autorais de músicas. Portanto, o bloqueio de atualização da nova versão do Spotify no iOS é por conta de conflitos no meio de pagamento.

Spotify x Apple

A resposta do Spotify às cobranças da Apple

Essa taxa adicional já fez outros estragos no passado, como foi o caso da Amazon, que disponibiliza hoje apenas uma versão “capada” do seu aplicativo na App Store e parou de vender Apple TV em suas lojas. O Spotify utilizou por anos o sistema, mas de uma forma diferente: em vez de cobrar a assinatura-padrão de US$ 10 (R$ 32), o valor era de US$ 13 (R$ 42).
Por muito tempo, esse modelo era apenas um incômodo. Porém, como você deve se lembrar, no ano passado a Apple lançou o seu próprio serviço de streaming: o Music. A partir desse momento é que a competição começou a ficar injusta, mas o Spotify não abaixou a cabeça: a empresa começou a divulgar métodos de pagamento fora da App Store, algo que não agradou a Maçã.

Se você utiliza o serviço de streaming, provavelmente vai se lembrar das superpromoções do Spotify dos últimos tempos: pagar apenas US$ 0,99 (no Brasil o valor oficial é R$ 1,99) por três meses de conta Premium. Porém, há uma grande sacada aí: a promoção só valia se o usuário fizesse isso pelo próprio site do serviço.

“Por muito tempo, o Spotify cobrava mais caro na App Store para compensar as taxas. Com o Apple Music, a competição ficou ainda mais injusta.”

A resposta da Apple foi curta e grossa, de acordo com Horacio Gutierrez, conselheiro-geral de advocacia do Spotify, que disse que a companhia de Tim Cook ameaçou remover o utilitário da App Store. Para não perder os usuários de iOS, a companhia teve que voltar atrás com a promoção.

Spotify x Apple

No consenso geral, a conduta da Apple é anticompetitiva

Infelizmente, o caso agora não é apenas o valor cobrado por cada serviço: A Apple não permitiu que a última versão do Spotify seja atualizada porque fere os termos e as condições do modelo de pagamento, algo que a companhia de streaming de música acredita ser um ataque direto para evitar a competição com o Apple Music.
“Este último episódio levanta sérias preocupações sob as leis de competitividade dos Estados Unidos e da Europa. A Apple continua a excluir e diminuir a competição do Spotify no iOS para beneficiar o Apple Music, principalmente quando analisamos o histórico de condutas anticompetitivas da Apple contra o Spotify. Nós não podemos nos manter alheios enquanto a empresa usa o processo de aprovação da App Store como uma arma para ferir os rivais”, afirmou Gutierrez.

Spotify x Apple

Para dar continuidade à acusação, a empresa de streaming de música enviou uma carta para alguns membros do Congresso Americano. A senadora Elizabeth Warren criticou a Apple, a Amazon e até mesmo a Google por práticas anticompetitivas, comentando: “A Apple tem usado o domínio sobre o iOS para diminuir a competição em música”.

A Apple tem usado o domínio sobre o iOS para diminuir a competição em música.”

Atualmente, o Spotify ainda tem vantagem sobre o Apple Music em números de usuários, mas devemos levar em conta que o serviço da Maçã é muito mais recente. Ainda não houve uma resolução do problema, e as empresas não comentaram mais sobre o assunto. Você concorda com qual lado da história?

Fonte: TecMundo